O R1, um gadget de bolso com inteligência artificial, já esgotou o primeiro lote em apenas um dia. Em postagem no X, a startup Rabbit anunciou que vendeu todas as 10 mil unidades do dispositivo.
A empresa apresentou o produto na CES 2024. Ele roda um software próprio e funciona como uma espécie de controlador de aplicativos que também envia mensagens e tira fotos sem precisar tirar o seu celular do bolso.
A startup treinou seu modelo para conseguir usar uma série de aplicativos existentes, como Spotify e Uber.
O que é e como funciona o Rabbit R1
- Segundo o CEO e fundador da startup, Jesse Lyu, se trata de um aparelho que funciona como aliado e não um substituto do celular (pelo menos por enquanto).
- O novo gadget custa US$ 199 (cerca de R$ 970 em conversão direta) e parece um celular em miniatura.
- O aparelho possui uma tela sensível ao toque de 2,88”, câmera giratória e botão de rolagem usado para navegar ou acionar o assistente integrado.
- Por dentro, o R1 possui um processador MediaTek de 2,3 GHz, 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento.
- A bateria, segundo a empresa, dura tranquilamente “um dia todo”.
O sistema operacional que roda no gagdet é o Rabbit OS, que usa um modelo de IA que permite controlar diversos aplicativos (uma abordagem parecida com a Alexa, da Amazon). Segundo o fabricante, o software pode controlar sua música no Spotify, pedir uma corrida no Uber, enviar mensagens e mais, tudo por meio de uma única interface e sem instalar nada, basta pedir o que deseja.
O R1 é um dispositivo portátil independente movido por linguagem natural. Ele tem uma tela sensível ao toque, um botão push-to-talk, uma roda de rolagem analógica, um microfone para comandos de voz, alto-falantes para resposta e uma câmera rotativa de 360 graus habilitada para Visão Computacional chamada Rabbit Eye. Ele funciona em um processador MediaTek Helio P35 e possui 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, uma porta USB-C, Bluetooth, Wi-Fi e um slot para cartão SIM habilitado para 4G.
O R1 também possui um modo de treinamento que permite ensinar novas tarefas. Resta saber como tudo isso funcionará na prática. Por enquanto fica claro que o aparelho ainda não é poderoso o suficiente como um smartphone atual, embora consiga fazer chamadas e possua até entrada para chip SIM.
Por exemplo, você pode vincular o Spotify ao R1 não apenas para reproduzir música usando comandos de voz, mas também pode solicitar à IA que execute tarefas contextuais, como reproduzir outras músicas do mesmo álbum. Você pode pedir ao R1 para lhe dizer quem escreveu a letra da música, quem compôs a música, quem fez o sample da música e muito mais. É como falar com o ChatGPT, mas a empresa afirma que as respostas do R1 são muito mais rápidas.
Segunda remessa chega em breve
Após esgotar a primeira remessa, a empresa confirmou que já está aceitando reservas para o segundo lote, que estará disponível entre março e maio deste ano. As vendas entregas também começar em março e, por enquanto, não existem muitos concorrentes parecidos
Em breve esse e mais Gadgets disponíveis na Megatronics